Colocando em prática o planejamento financeiro

Publicado em 11/02/20

 

Na semana passada falamos em como fazer o planejamento financeiro anual para sua Paróquia e da importância que fazer esse planejamento tem para o andamento do ano. Ter esse plano redondinho é fundamental, mas sabemos também que é muito difícil transformar ele em realidade, por isso vamos dar dicas de como colocar esse plano em prática para realizar mais obras para o Senhor.  A seguir temos as dicas para saber como você pode colocar o planejamento em prática:

1 - Defina um objetivo principal - a verdadeira razão da Paróquia estar fazendo o que faz no momento, que vai nortear todas as decisões que vão suceder, depois defina os demais objetivos e metas baseado no planejamento financeiro para todos e denomine diferentes responsáveis para cada tarefa. Ex: o objetivo é trazer mais fiéis para a Paróquia, isso será feito promovendo mais eventos e ações beneficentes. Mas atenção: não queria abraçar o mundo com as mãos, agora que as tarefas foram separadas, faça uma coisa de cada vez. 

2 - A partir dessas metas e objetivos firmados dentro do seu planejamento financeiro anual, defina um cronograma para a realização dessas ações. Esse cronograma deve ser definido de acordo com as prioridades da Igreja. 

3 - Deixar esse cronograma disponível para todos poderem compartilhar. Através da agenda do Prover dá para deixar tudo agendado para os responsáveis e só acompanhar a evolução dos projetos.

4 - Durante a execução dos projetos é muito importante separar neles: o que é, tipo de ação, atitude quanto a ação (se continua ou para), porque dessa atitude, quando e quanto irá custar. Ex: evento, bingo, continua, porque faz um convívio dentro da comunidade, toda 1ª quinta do mês, evento deve custar até R$200,00. Somente assim você consegue avaliar se está valendo a pena ou não seguir no cenário desenhado.

5 - Monitore e avalie a entrada e saída de caixa no mínimo uma vez ao mês. Caso sinta que o objetivo principal ou que os objetivos menores não estão mais alinhados com os seus princípios, reavalie o plano.

 

O sistema Catholic consegue auxiliar em todas as etapas desse processo, desde o planejamento até na hora de colocar ele em prática. Conte conosco para fazer da sua Paróquia um lugar ainda melhor, para que você possa aproveitar o tempo livre que terá após os planejamentos com os fiéis envolvidos no plano.

gestão de paróquias
sistema para igrejas
sistema para paróquias
administração para paróquias
gestão igreja católica
controle de dízimos
sistema financeiro para igrejas
arrecadação de dízimos
planejamento financeiro anual