close

 

Na semana passada falamos em como fazer o planejamento financeiro anual para sua Paróquia e da importância que fazer esse planejamento tem para o andamento do ano. Ter esse plano redondinho é fundamental, mas sabemos também que é muito difícil transformar ele em realidade, por isso vamos dar dicas de como colocar esse plano em prática para realizar mais obras para o Senhor.  A seguir temos as dicas para saber como você pode colocar o planejamento em prática:

1 - Defina um objetivo principal - a verdadeira razão da Paróquia estar fazendo o que faz no momento, que vai nortear todas as decisões que vão suceder, depois defina os demais objetivos e metas baseado no planejamento financeiro para todos e denomine diferentes responsáveis para cada tarefa. Ex: o objetivo é trazer mais fiéis para a Paróquia, isso será feito promovendo mais eventos e ações beneficentes. Mas atenção: não queria abraçar o mundo com as mãos, agora que as tarefas foram separadas, faça uma coisa de cada vez. 

2 - A partir dessas metas e objetivos firmados dentro do seu planejamento financeiro anual, defina um cronograma para a realização dessas ações. Esse cronograma deve ser definido de acordo com as prioridades da Igreja. 

3 - Deixar esse cronograma disponível para todos poderem compartilhar. Através da agenda do Prover dá para deixar tudo agendado para os responsáveis e só acompanhar a evolução dos projetos.

4 - Durante a execução dos projetos é muito importante separar neles: o que é, tipo de ação, atitude quanto a ação (se continua ou para), porque dessa atitude, quando e quanto irá custar. Ex: evento, bingo, continua, porque faz um convívio dentro da comunidade, toda 1ª quinta do mês, evento deve custar até R$200,00. Somente assim você consegue avaliar se está valendo a pena ou não seguir no cenário desenhado.

5 - Monitore e avalie a entrada e saída de caixa no mínimo uma vez ao mês. Caso sinta que o objetivo principal ou que os objetivos menores não estão mais alinhados com os seus princípios, reavalie o plano.

 

O sistema Catholic consegue auxiliar em todas as etapas desse processo, desde o planejamento até na hora de colocar ele em prática. Conte conosco para fazer da sua Paróquia um lugar ainda melhor, para que você possa aproveitar o tempo livre que terá após os planejamentos com os fiéis envolvidos no plano.

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.