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Gestão eclesial é um tema que precisa ser abordado pois através dela as Paróquias podem transformar sua capacidade de evangelização e captação de recursos

Para uma gestão eclesial eficiente é preciso ter em conta alguns procedimentos estratégicos. Eles farão a diferença na hora de gerir uma paróquia e diminuirão ou extinguirão determinados erros que podem prejudicar a gestão paroquial. Veja 5 dicas simples que vão melhorar a gestão da sua Paróquia ou Igreja.

 

1 – Defina e organize processos

O primeiro procedimento para da administração eclesial de sucesso está relacionado a organização estrutural. Para administrar bem uma paróquia é preciso ter uma visão conjuntural dela e não apenas de algumas áreas.

Os processos de uma Igreja podem reunir os aspectos mais diversos como a manutenção das instalações, o calendário de eventos, a folha de pagamentos dos funcionários, e as despesas financeiras, por exemplo. Para uma boa administração eclesial é imprescindível que o pároco da igreja saiba administrar todos estes processo.

 

2 - Gestão Compartilhada

O segundo passo para auxiliar nos problemas da gestão de uma paróquia é adotar uma gestão compartilhada. Gestão compartilhada significa exatamente o compartilhar e não centralizar. Tão popular nas empresas do primeiro setor, o conhecido trabalho em equipe. Sem trabalho em equipe nenhuma gestão será eficaz. Esse talvez seja um dos maiores problemas das paróquias.

É necessário abrir espaços para novos membros, novas lideranças e facilitar os trabalhos daqueles que estão dispostos a trabalhar em prol da comunidade, da Paróquia e acima de tudo da evangelização.

Outra forma de compartilhar a gestão é através dos dois principais conselhos paroquiais: o CPP - Conselho Paroquial de Pastoral (relacionado a evangelização, espiritualidade e missão) e o CAEP - Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (relacionado ao financeiro, administração de patrimônio, manutenção, arrecadação, etc).

É preciso que eles tenham um regimento ou estatuto que contemple a participação da comunidade, por representatividade e que este documento seja cumprido. Com estas duas equipes bem formadas e funcionando adequadamente, toda a estrutura da paróquia será impactada positivamente.

 

3 – Metanoia

No sentido fiel da palavra, que significa mudança de mentalidade, para que ocorra uma gestão compartilhada é necessária esta mudança para que todos tenham vez e voz, onde as decisões sejam tomadas em conjunto, por meio de assembleias e reuniões dos Conselhos.

Para que não hajam atitudes centralizadoras na paróquia, é preciso mudança de mentalidades significativas, no sentido de promover a participação efetiva da comunidade nas suas decisões, e isso não é nada fácil. Exige do gestor um processo de conversão ou, como foi dito acima, de metanoia.

 

4- Sistema de Gestão

Ao fazer a administração da sua Igreja, você deve levar em conta as informações fornecidas pelo seu histórico de atuação, por isso, é importante que a Igreja organize o histórico de seus membros, financeiro, eventos, contabilidade, entre outros, através de um Sistema de Gestão de Igreja.

O sucesso de uma administração está na habilidade de analisar os dados de evolução da missão da Igreja e traçar previsões futuras, ajustando sempre os recursos conforme o cotidiano da Igreja.

 

5- Aplicativo Para Gestão e Comunicação

Hoje os smartphones fazem parte do cotidiano da maioria dos brasileiros. O uso do celular está presente desde o despertar, até atividades mais complexas como as transações bancárias. Portanto, um Aplicativo para a Paróquia é uma ferramenta estratégica para que ela possa se expandir e interagir melhor com os seus fiéis e visitantes. Aplicativos geram engajamento e tornam a sua igreja mais acessível aos membros e visitantes.

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