close

Tudo o que conhecemos chegou até nós através de alguma das diversas formas de comunicação. Tão importante quanto a mensagem ou conteúdo a serem transmitidos, os meios e a linguagem a serem utilizados precisam ser adequados ao público.

Comunicação é Evangelização e as Pastorais da Comunicação (Pascom) são as poderosas soluções para a necessidade urgente de conversão e evangelização.

 

Mas o que é Pastoral da Comunicação (Pascom)?

A Pascom não é apenas mais uma pastoral dentro da paróquia ou arqui(diocese), mas uma pastoral com vocação para a integração entre as demais pastorais, movimentos e comunidades.

É a pastoral do ser e do estar em comunhão com a comunidade. É um elo de ligação entre eventos, pastorais, movimentos, associações da comunidade e meios e ferramentas de comunicação. Ela é o que promove a pulsação nas atividades e na existência da comunidade. É a presença efetiva de toda a comunidade em todo e qualquer evento.

 

Por que implantar a Pascom?

A Pastoral da Comunicação é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias. Ela favorece o cultivo do ser humano enquanto pessoa que comunica valores, vivenciados a partir da Palavra de Deus.

A Pascom é a pastoral do serviço, da acolhida, pois sua finalidade ganha ainda mais sentido quando contribui com as demais pastorais e os organismos da Igreja para dar visibilidade às ações evangelizadoras.

 

Como iniciar uma Pascom?

O Pároco é o responsável por todas as pastorais da Paróquia, no entanto, ele não pode e não deve realizar tudo sozinho. Por isso, ele delega os trabalhos às equipes correspondentes.

Veja os dois primeiros passos a serem dados para início de uma Pastoral da Comunicação:

1º Passo - organizar uma equipe composta por pessoas interessadas em comunicação.

2º Passo - fazer um levantamento dos recursos já existentes na comunidade e no bairro, estar em contato com todos os grupos organizados dentro da paróquia e nos meios de comunicação fora da Comunidade.

 

Em resumo, a Pascom é a alegria da paróquia, pois faz com que as pastorais se conheçam, se integrem, se mexam e realmente atuem.

Agora que você já sabe o que é e quais os principais motivos para a criação da Pascom em sua Paróquia/Comunidade fique atento ao nosso conteúdo pois nos próximos artigos traremos mais informações e dicas sobre a criação desta e demais Pastorais.

 

Fonte: Guia de Implantação da PASCOM Brasil

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.