close

Como anda o acompanhamento com os fiéis atuais e novos da sua Igreja? Está conseguindo acompanhá-lo da mesma maneira que antes?

As mudanças são constantes no mundo, algo que ocorria antes - visitar aqueles fiéis e criar vínculos - hoje não fazemos mais, porém, é necessário um novo tipo de vínculo: o digital.

Você já deve ter se perguntado como que é possível chegar e evangelizar aquele novo fiel ou dar mais atenção ao membro da comunidade que não está mais ativo em sua Igreja. Parecem muitas perguntas, mas a resposta é simples, é necessária a adequação nos canais digitais.

Os altos e baixos do cotidiano nos fazem perceber que precisamos de ajuda, seja ela psicológica ou espiritual, não é errado necessitar de ajuda, isso mostra o quanto queremos sair daquele desconforto. O que cada pessoa precisa compreender é que nossos sentimentos ficam em uma gangorra, e em determinados momentos, as emoções podem estar em alta ou em baixa, o mais importante é saber controlá-las e administrá-las para que ela sempre fique na medida correta.

Ao longo de toda a evolução que presenciamos diariamente, muitas vezes deixamos de lado o afeto que temos que ter com o próximo, o cuidado e a atenção com que as pessoas mais precisam: alguém para ouvir e aconselhar nos momentos em que mais parecem confusos. As Igrejas vêm suprir a necessidade das pessoas no âmbito espiritual.

O acompanhamento entre padres/diáconos/ministros e comunidade sempre existiu e é necessário para que o aconselhamento espiritual exista, mas, quando nos sentimos mais sozinhos é quando percebemos a falta que faz uma pessoa com discernimento para nos ajudar. E em meios tecnológicos, este acompanhamento entre a comunidade e a Igreja, tornou-se necessário em se atualizar também, aliando os smartphones para ajudar no lado emocional das pessoas. De um lado você expõe seus problemas sabendo que do outo lado sempre vai ter o padre/diácono para te orientar da melhor maneira.

De acordo com pesquisas realizadas pelo site The Invisible College, os encontros de pequenos grupos remotos para que os fiéis compartilhem com os demais, os desafios, alegrias, tristezas, e rezarem juntos ou refletirem uma passagem bíblica, se mostrou muito relevante nesta época.

Mas, e como que anda sua Igreja em relação a toda esta evolução e proximidade com os fiéis nas novas tecnologias impostas pela internet?

O Catholic tem a solução para a proximidade que está faltando na sua Igreja. É simples! Com o Sistema Catholic, os fiéis conseguem fazer pedidos de orações, mandar mensagem, acompanhar as missas no conforto de casa. E o fato dos fiéis estarem em casa não quer dizer que eles não estejam presentes na Igreja, basta imaginar este aplicativo como uma Igreja online, onde eles estão presentes e conseguem ter as mesmas funções das pessoas que estão presencialmente em sua Igreja. Mesmo com chuva ou sol, de manhã ou de madrugada eles estarão 100% em contato com a sua Igreja e em contato com Deus. Clique aqui e saiba mais!

Veja mais:

Quando a exaustão chegar não se desespere, existem maneiras de sentir-se melhor.  Confira a lista de algumas atitudes que ajudam neste momento:

  • Rezar: peça sempre ajuda ao Senhor para que este momento seja guiado da melhor forma.
  • Foque na gratidão: busque estudar a Bíblia, faça orações, frequente os encontros pastorais da Igreja e serviço.
  • Saúde física: comer e dormir o necessário além de atividades físicas regulares vão fazer sua saúde emocional melhorarem.
  • Faça um diário pessoal: é a melhor forma de processar os sentimentos e escrevendo tudo o que ocorreu no seu dia, avaliando o que pode ser melhorado.
  • Converse sobre seu sentimento: falar com amigos, familiares e padres/diáconos/ministros sobre seus sentimos pode lhe ajudar a resolver e esvaziar todos os sentimentos que você aprisiona.
  • Reorganize suas prioridades: verifique o tempo que você disponibiliza para cada coisa (família, amigos, vida pessoal, trabalho, Igreja, entretenimento, etc).
  • Não deixe para depois: fugir dos problemas não ajuda em nada, encare eles de frente e resolva-os.
  • Seja positivo: visualize o seu sucesso, deixe o negativismo de lado e foque apenas nas coisas positivas.
  • Foque em você: a grama do vizinho é sempre mais verde, mas pense em você e foque na sua expectativa, seus valores, talentos, dons.
  • Alimente o lado espiritual: é necessário que você tenha uma fé e sempre busque alimentar o seu espírito pedindo a ajuda de Deus para sua vida.

 

 

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.