close

O ano de 2020 mostrou praticamente todas as pessoas do mundo que sem planejamento a igreja dificilmente consegue ficar de pé. A igreja precisa estar sempre preparada, uma vez que os todos as áreas dependem da saúde financeira para se desenvolverem e atingir seus propósitos. Então se você ainda não começou o planejamento, neste post você vai aprender como fazer a gestão financeira da sua paróquia para 2021.

Certamente você está se perguntando por onde começar? Todos nós sabemos que administrar a área financeira da paróquia é bem desafiador, pois quando se trata de finanças, o cuidado precisa ser redobrado.

 

Entenda quais são os principais passos para realizar um planejamento completo e eficaz para sua paróquia

 

1 Faça análise do cenário atual da paróquia

Converse com os responsáveis de todas as áreas da paróquia e façam juntos o levantamento de todas as ações realizadas, os dados financeiros e o histórico de atuação das gestões anteriores, analise e avalie o que pode ser aperfeiçoado e até mesmo retirado do plano de ação. Essa prática possibilita à paróquia uma visão mais detalhada do cenário atual e permite a tomada de decisão mais fundamentada e assertiva para o próximo ano

 

2 Definição de Objetivos e Metas

 

Após a análise geral do cenário, chegou a hora de definir os objetivos e metas para o próximo ano. Crie metas e objetivos, tanto para a paróquia como um todo, quanto para cada área de seu ministério. Lembre-se: essas ações estratégicas precisam ser claras, tangíveis que possam ser desdobrados em indicadores que mostram a proximidade da igreja em relação aos objetivos definidos.

 

3 Controle 

 

Para mensurar resultados periodicamente e monitorar a implementação do planejamento na paróquia, você precisará criar um método de controle. Por isso, nós da Catholic resolvemos dar uma ajudinha.

Disponibilizamos gratuitamente um modelo de planilha de controle financeiro para igrejas, que pode ser editado no Excel.

A planilha é um instrumento prático e simples onde você pode controlar o financeiro da sua paróquia. 

Ao acessar a planilha você vai perceber que ela é fácil de usar e super intuitiva. Dê uma olhada nas categorias, você pode adequar conforme a realidade e as reais necessidades da sua igreja.

 

4 Capacitação de pessoas na gestão financeira

 

Em muitas igrejas a gestão é administrada por voluntários. Em alguns casos, os voluntários responsáveis para acompanhar determinadas áreas da igreja não são capacitados para a função e encontram grandes dificuldades durante suas tarefas. Para garantir a eficiência contínua na gestão nos âmbitos estratégicos e operacionais, a igreja precisa priorizar a capacitação e treinamentos dos voluntários, aprimorando suas capacidades profissionais e de performance. Não esqueça: a capacitação dos voluntários será sempre um investimento para o seu ministério, deixe sempre no topo das prioridades em seu planejamento

E para garantir a eficiência contínua na gestão financeira nos âmbitos estratégicos e operacionais, os gestores da igreja precisam priorizar os treinamentos de seus funcionários no intuito de aprimorar os conhecimentos profissionais, bem como a performance da área.

Lembre-se: a capacitação continua dos funcionários sempre será um investimento para sua instituição.

 

5 Transparência

 

A transparência na gestão financeira é uma prática primordial na governança de qualquer empresa, com as instituições religiosas não pode ser diferente. Para assegurar a transparência na gestão financeira de sua igreja, o gestor ou responsável da área precisa realizar a prestação de contas. 

A prestação de contas é realizada para a comprovação de todas as transações financeiras realizadas pela igreja durante um período, onde todos os membros da igreja consigam avaliar para onde foram destinados suas contribuições e doações, bem como a qualidade da gestão.

 

 Gestão Financeira além de uma planilha de controle

 

Durante toda a matéria falamos dos principais passos para realizar uma gestão eficiente e um planejamento adequado para 2021. Provavelmente você percebeu que todos os passos se integram. Um exemplo é a prestação de contas na igreja. É praticamente impossível realizar essa ação sem o controle de todos os registros das movimentações de forma precisa.

O controle financeiro através de uma planilha pode facilitar a dia a dia da igreja, mas somente com as tarefas básicas. Ou seja, uma planilha não vai resolver toda a gestão financeira de seu ministério, pois a atividade financeira envolve muitos processos que vão além de um documento.  

Para reduzir a margem de erros financeiros e aumentar a eficiência da gestão em sua igreja você pode contar com os recursos de uma Plataforma de Gestão Financeira. 

A Catholic é uma Plataforma Integrada capaz de automatizar toda a gestão de sua igreja. Com ela você tem acesso ao controle financeiro do seu ministério um jeito descomplicado. Dentre as funcionalidades financeiras presentes na Plataforma, os processos de pagamento, sejam físicos ou online e também os recebimentos se tornam muito mais viáveis e facilitados

Saiba mais sobre a Plataforma Catholic

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.